Cidades egípcias
O Vale do Nilo é o lar do Vale dos Reis, as famosas pirâmides, a majestosa Esfinge e os espectaculares templos de Luxor e Karnak. Explore o berço da civilização e navegue no rio mais longo do mundo. Visite o Vale do Nilo e veja as maravilhas do antigo Egipto. Eles são únicos no mundo.
Para mais informações!
Escolha uma cidade
Cairo:
O Cairo é uma cidade vibrante, excitante, exótica, fascinante e acolhedora. Lar de alguns dos melhores sítios faraónicos, coptas e islâmicos do Egito, nunca se sabe que monumentos incríveis, meio esquecidos, poderá descobrir nas suas caminhadas. Aproveite a vista do Nilo da varanda do seu hotel, visite os mercados medievais da capital em Khan El-Khalili ou caminhe pelo calçadão ao longo do Nilo. Há também muitos cinemas, teatros e centros comerciais modernos. Vá à ópera ou veja uma apresentação de dança oriental. Perfeito para pausas curtas e estadias longas. Ver as pirâmides de Gizé, milhares de artefactos antigos no Museu Egípcio de Antiguidades e muito mais.
Para além disso, o Cairo é para todos e oferece muitos hotéis de gama média e de orçamento médio. Escolha um pequeno hotel boutique no coração da cidade ou mergulhe no luxo de um dos hotéis de luxo da cidade. Normalmente incluem spas profissionais e centros de fitness onde receberá um tratamento real. Existem mais de 75 hotéis de quatro e cinco estrelas no Cairo, todos eles oferecem vistas espectaculares de locais bonitos como o Nilo, as Pirâmides, parques e jardins maravilhosos e clubes e resorts de luxo.
O tempo no Cairo é moderado, com baixa umidade durante a maior parte do ano, excepto em períodos específicos no Verão. As temperaturas máximas de 36º C são comuns em Julho, tendo sido registadas temperaturas mínimas de 21º C. Os meses de Inverno no Cairo, especialmente Janeiro, são muito mais agradáveis com temperaturas que variam entre os 21º C e os 15º C. O alojamento nas margens do Nilo torna o calor do Verão mais suportável devido à agradável brisa do rio. Em Março, Abril e Junho, os ventos de Khamaseen sopram do deserto, trazendo consigo temperaturas mais elevadas e areia.
Luxor
Outrora capital do antigo Egipto, Luxor é hoje conhecido como o maior museu ao ar livre do mundo. Desde o túmulo de Tutankhamun no Vale dos Reis e belos pores-do-sol sobre os majestosos templos de Karnak e Luxor até cruzeiros divertidos e emocionantes no Nilo, Luxor é a escolha perfeita para os amantes da cultura.
Luxor é dividido pelo Nilo em duas áreas comumente referidas como as margens oriental e ocidental, que no antigo tempo egípcio eram consideradas como simbolizando a vida e a morte respectivamente.
Embora a East Bank tenha evoluído para uma cidade moderna, manteve a sua vegetação luxuriante, bazar tradicional e vistas espectaculares sobre o Nilo. A margem oriental alberga alguns dos melhores hotéis do Egipto, com excelentes spas e um campo de golfe.
A Cisjordânia é famosa pela sua necrópole e templos mortuários: o Vale dos Reis, o Vale das Rainhas, a Aldeia dos Trabalhadores, e o Templo de Medinet Habu são os locais mais importantes da Cisjordânia de Luxor. Na mitologia egípcia antiga, o pôr-do-sol no ocidente simbolizava a viagem para a vida após a morte, pelo que enterrar os mortos a ocidente do Nilo era simbolicamente apropriado.
Em Luxor, pode escolher alojamento simples num dos modestos hotéis da margem ocidental, onde os arqueólogos ficaram hospedados durante missões de escavação, ou pode optar pelo outro extremo ficando num dos hotéis de luxo da cidade, como o Hotel El-Moudira na margem ocidental ou o histórico Old Winter Palace na margem oriental.
O clima de Luxor é ensolarado e quente durante todo o ano, com o sol a brilhar durante 11 horas no Verão e 8 horas no Inverno. A temperatura média de Inverno é de 26º C, no Verão a temperatura atinge 39º C.
Assuão
Localizado a cerca de 899 km a sul do Cairo, Assuão é um destino sereno no Vale do Nilo onde o Nilo é mais majestoso do que qualquer outro lugar, fluindo entre rochas graníticas e ilhas esmeraldas circundantes cobertas de palmeiras e plantas tropicais. É considerado um destino de Inverno preferido.
Além disso, ficará surpreendido com a quantidade de monumentos e sítios que esta pequena cidade tem para oferecer. Navegar até ao Templo de Filae, visitar o Mausoléu de Agha Khan e fazer uma viagem ao Mosteiro de Simeão.
A cidade mais solarenga do sul do Egipto é o destino perfeito para passear e relaxar num cenário cultural mágico: passear ao longo do passeio, conhecido localmente como Corniche, para ver as feluccas navegar suavemente pelo Nilo e depois parar num dos restaurantes flutuantes para ouvir música núbia e apreciar peixe fresco capturado. Com as suas deslumbrantes vistas do Nilo, Assuão é também um ponto de partida ideal para um cruzeiro pelo Nilo.
Aswan oferece também uma rica experiência cultural; aprenderá sobre a cultura núbia e comprará especiarias, tatuagens de hena, recordações e artigos africanos feitos à mão no souk de Aswan. A palavraswan vem na realidade da antiga palavra egípcia "Sol", que significa "souk" ou "comércio". A cidade deve o seu nome à sua posição estratégica na rota comercial entre o norte e o sul do Egipto.
Desde os tempos antigos, Assuão também é famoso pela sua terapia ambiental: enterrar partes dolorosas do seu corpo na areia de Assuão produz resultados valiosos e pode ajudar a aliviar dores persistentes tais como reumatismo, osteoartrite e inflamações cutâneas. O clima da cidade é também conhecido pelas suas grandes propriedades relaxantes e rejuvenescedoras.
Os melhores momentos para visitar Assuão são em Maio e Setembro, os Verões são quentes e as temperaturas de Inverno podem atingir 27º C durante o dia, com noites frescas.
Hurghada
Abrangendo mais de 40 km de costa intocada, Hurghada tem sol durante todo o ano, recifes de coral incrivelmente bonitos e dezenas de atracções excitantes numa atmosfera tranquila e descontraída. Embora seja conhecido como um dos três principais destinos de mergulho do planeta, tem algo a oferecer a todos, mesmo aos não mergulhadores: diversão na praia, desportos náuticos extremos, clubbing e golfe são apenas algumas das opções a escolher.
Também pode desfrutar de umas férias relaxantes reservando um ou dois tratamentos num dos melhores spas de Hurghada.
Hurghada é um resort de luxo dividido nas áreas de Sigala, El-Dahar e El-Memsha. Sigala é onde encontrará muitas estâncias à beira-mar, hotéis e restaurantes de gama média. A sul de Sigala encontrará estâncias de luxo.
El-Dahar é a parte encantadora mais antiga da cidade com o seu abundante bazar. El Memsha, que significa a estrada da aldeia, é a parte moderna da cidade. Há muitas estâncias de luxo nas proximidades, visite Soma Bay, Makadi Bay, e Sahl el Hashish. Considerada a capital da Riviera do Mar Vermelho, Hurghada fica a sul de Suez e a 550 km do Cairo. Pode chegar a Hurghada por ferry a partir de Sharm-el-Sheikh, por estrada a partir de Luxor e do Aeroporto Internacional de Hurghada.
O clima é agradável durante todo o ano, o clima seco e desértico de Hurghada resulta em grandes diferenças de temperatura entre o dia e a noite, com dias quentes e noites frias, especialmente nos meses de Inverno. As temperaturas podem atingir um máximo de 35º C e um mínimo de 18º C.
Sharm El Sheikh
Com sol e águas quentes durante todo o ano, Sharm El Sheikh é o destino mais próximo da Europa onde se pode tomar sol, mergulhar em espetaculares recifes de coral e desfrutar do mar sempre que precisar de escapar à rotina. O clima é agradável e seco durante todo o ano, com temperaturas que variam de 20º a 25º C no Inverno, enquanto que no Verão as temperaturas sobem um pouco atingindo a temperatura máxima de 30º a 35º C.
Sharm El Sheikh oferece a mais vasta gama de divertimento e até de desportos náuticos e radicais: para além de snorkelling, mergulho, vela, windsurf e kite-surf, pode até experimentar o paraquedismo a partir de um helicóptero durante a sua próxima estadia em Sharm El Sheikh. Além disso, a partir de Sharm El Sheikh pode facilmente reservar excursões e safaris para o deserto vizinho do Sinai e descobrir o extraordinário Mosteiro de Santa Catarina ou as majestosas Montanhas do Sinai.
Também se pode dirigir a Sharm para uma pausa de mimos e bem-estar, a cidade é o lar de alguns dos spas mais famosos e profissionais do Egipto.
Acrescente a isto as noites intermináveis passadas a dançar nos bares, discotecas e praias ou a magia de um safari excitante na paisagem desértica do Sinai montanhoso e saberá porque Sharm é um dos principais destinos de férias do mundo.
Sharm El Sheikh tem tudo o que precisa para fazer das suas férias uma experiência inesquecível.
Sharm El Sheikh está localizado no Golfo de Aqaba, a aproximadamente 300 km de Suez e 19 km do Parque Nacional de Mohammed.
Dentro de Sharm, Naama Bay é o lugar mais movimentado, enquanto a cidade velha é óptima para compras e lembranças. Se procura serenidade, dirija-se a Hadaba (perto de Ras Um Sid), onde encontrará hotéis e resorts tranquilos. Para explorar o Parque Natural Ras Mohammed e o Protectorado Nabq, ou para ir mergulhar ou fazer snorkelling, dirigir-se à marina ou a um dos portos da cidade.
El Gouna
Aqui encontrará numerosas ilhas ligadas, belas lagoas turquesa, campos de golfe de última geração, resorts de luxo à beira-mar e uma variedade interminável de actividades aquáticas.
El Gouna é um destino amigo do ambiente com alojamento de primeira classe para todos os membros da família, oferecendo uma miríade de serviços e actividades para todos. Está situada a 22 km de Hurghada e a 470 km do Cairo. As temperaturas nesta parte do Mar Vermelho são extremamente agradáveis e moderadas no Inverno, quando a média está entre os 17º C e os 25º C. As temperaturas de Verão variam de 26º C a 33º C com tempo seco.
Com os seus spas ultra-modernos, restaurantes gourmet, campos de golfe, campos de ténis e piscinas olímpicas, este destino de férias cosmopolita combina o melhor de uma experiência relaxante com actividades aquáticas extremas. Isto torna-o um destino ideal de lua-de-mel na riviera do Mar Vermelho e ainda melhor: um destino de sonho para celebrar o seu casamento. Imagine caminhar de mãos dadas através de jardins luxuriantes e lagoas cristalinas antes de se juntar aos seus convidados para um elegante jantar ao ar livre num dos locais mais luxuosos do mundo.
Passeie ao longo da marina enquanto admira os iates mais luxuosos, sente-se num dos terraços do restaurante para desfrutar de um jantar gourmet sob o céu estrelado, ou mesmo marque um jantar num destes barcos de sonho.
E se lhe apetecer uma fuga cultural, dirija-se para o deserto próximo, onde poderá desfrutar de um copo de chá do beduíno e olhar para as estrelas no céu sem nuvens do deserto.
Este moderno resort visa também proporcionar as melhores instalações de alojamento e lazer aos participantes em conferências e programas de incentivo. EL-Gouna tem acolhido com sucesso reuniões multinacionais e programas de incentivo durante vários anos, com os participantes a disfrutar de actividades emocionantes e gratificantes como o golfe, a náutica, o mergulho e a pesca de alto mar.
Alexandria
Famosa por ser a 'Pérola do Mediterrâneo', a cativante Alexandria irá fasciná-lo com a sua mistura de história e modernidade. Embora poucos restos da cidade velha, Alexandria ainda conserva a sua atmosfera mediterrânica e antigas residências europeias ficam ao lado de antigos cafés e monumentos greco-romanos. As catacumbas de Kom el-Shouqafa, as ruínas subaquáticas de Montazah e Maamoura e a vibrante cena artística da cidade fazem de Alexandria um excelente destino turístico. A Mesquita de Abu al-Abbas al-Mursi e a Catedral Copta de St. Mark são também locais magníficos.
A beleza e o cosmopolitismo de Alexandria inspiraram grandes autores como o romancista britânico E.M. Forster, o poeta grego Constantin Cavafy que viveu em Alexandria no início e no final do século XIX, respectivamente, e Lawrence Durrell que viveu e escreveu sobre a cidade durante a Segunda Guerra Mundial.
A linha costeira de Alexandria estende-se por 70 km, desde o lado noroeste do Delta do Nilo até ao Lago Mariout no leste. Esta linha costeira está pontilhada de belas baías e portos, incluindo Abu-Qir e a Baía Oriental de Alexandria em forma de crescente, que é dominada pela majestosa fortaleza de Qaitbay.
O Corniche de Alexandria é um deleite no Verão e no Inverno. De Ras El Tin a Montazah, pode desfrutar de vistas magníficas sobre o Mediterrâneo branco. O corniche foi desenvolvido na década de 1930 e foram feitos novos desenvolvimentos no início da década de 1990. As praias estendem-se ao longo da costa desde Maamoura, a leste, até à praia de Agamy, a oeste de Alexandria.
Se tiver tempo, não deixe de explorar os destinos próximos de Borg El-Arab (onde se encontra o aeroporto principal) e Abu-Mina. Ambos estão localizados a cerca de 50 km da cidade e contêm locais históricos interessantes (Mosteiro de St Mena, Necrópole Romana Borg El-Arab) e estâncias turísticas (Hilton Borg El-Arab e Golden Beach).
O clima temperado mediterrânico de Alexandria assegura verões mais frios e invernos mais quentes do que noutras partes do Egipto. Enquanto os Invernos são principalmente chuvosos com temperaturas que variam entre 10 a 20º C, os Verões são famosos pela refrescante brisa marítima, com temperaturas que variam entre 22 a 34º C.
Edfou
("Cidade do Flutuador", Apollinopolis Magna em grego antigo) é uma cidade no Alto Egipto. Foram os gregos, que identificaram o deus Horus com Apollo, que lhe deram o nome de Apollinopolis Magna. Esta muito antiga cidade de Behedet desenvolveu-se numa colina e foi a capital do 2º nome do Alto Egipto, o nome do Trono de Horus.
A cidade tinha uma população de 133.772 habitantes em 2012. Situa-se na margem ocidental do Nilo, numa região particularmente rica em trigo, no final das rotas das caravanas do deserto e das minas de ouro de Núbia. Entre Assuã e Tebas, fica a 105 km a sul de Tebas e a 755 km do Cairo.
Kôm-Ombo
Localizado 165 kilómetros a sur de Luxor e 40 quilómetros a norte de Assuão, Kom Ombo (كوم أمبو) é uma localidade no Alto Egipto conhecida por albergar um dos templos egípcios mais bem preservados, o Templo de Sobek e Haroëris.
Templo de Kom Ombo
Artigo detalhado: Templo de Kom Ombo.
Data do período Ptolemaic com adições feitas sob o reinado dos imperadores romanos. Este templo duplo é dedicado a duas divindades: o falcão-deus Haroëris (Horus o Ancião) e o deus crocodilo Sobek.
Na frente encontra-se uma capela dedicada a Hathor, onde são armazenadas múmias de crocodilo do cemitério próximo.
Uma cena rara gravada na parede do recinto é uma lista de instrumentos cirúrgicos.
Al-Minya
De uma obra-prima histórica concebida ao longo de antigas civilizações, nasceu um dos destinos mais notáveis do Egipto. Al-Minya, que alberga actualmente quatro milhões de egípcios e se estende ao longo do Nilo a 230 km do Cairo, é, em muitos aspectos, o núcleo geográfico e histórico do Egito. Vale a pena mencionar que esta cidade era a capital do Egipto há cerca de 700 anos, quando Akhenaton e a bela rainha Nefertiti viviam na aldeia de Tell el-Amarna, no local do culto Markez de Mallawi. Além disso, pode visitar quase uma dúzia de outros locais de enterro e museus nas proximidades, que ainda contêm esculturas, monumentos e pinturas originais que resistiram ao teste do tempo.
Uma região de grande importância no tempo dos faraós, na época romana e durante todo o reinado dos abássidas, Al-Minya oferece aos visitantes uma riqueza de descobertas: arquitectura de outrora, uma autêntica ágora grega, basílicas que remontam ao início do cristianismo, os restos de um templo construído por Ramsés II, a Igreja da Virgem Maria, mosteiros impressionantes e até um palácio construído na década de 1930.
E porque as coisas boas vêm aos pares, uma série de túmulos com o dobro de mil anos, que os arqueólogos acreditam marcar o local de uma cidade muito grande, foram recentemente desenterrados em Al-Minya. As escavações podem desvendar os mistérios da vida no antigo Egito.
Felizmente, há muito que uma série de hotéis e estâncias de classe mundial começou a surgir na Al-Minya. Isto significa que pode desfrutar de caminhadas, trekking e passeios turísticos com total tranquilidade e aproveitar ao máximo esta avalanche de aventura e diversão.
Al-Minya, um berço da civilização em miniatura.
Oásis de Siwa
Depois de muitos quilómetros através da paisagem desolada do deserto ocidental, não acreditará nos seus olhos quando chegar a Siwa pela primeira vez. Descobrirá uma ilha paradisíaca de nascentes minerais, lagos salgados e infinitos olivais e palmeiras.
Para uma visita cultural a Shali, a principal cidade do oásis, visite as ruínas sinistras da Fortaleza de Shali que dominam o centro da cidade e caminhe ao longo dos caminhos arenosos até ao Templo do Oráculo, uma vez visitado pelo próprio Alexandre o Grande que veio consultar o Oráculo de Siwa. Termina o dia com um mergulho na piscina de Cleópatra, onde se diz que a própria rainha lendária nadou. Não se esqueça de comprar artesanato de Siwa no seu caminho, e passe uma ou duas horas a visitar o encantador Siwa House Museum.
Os que procuram aventura também terão a sua dose de excitação e diversão ao fazerem um safari no grande mar de areia ou ao experimentarem um passeio de quadriciclo no deserto ocidental do Egito.
É aconselhável visitar Siwa e todos os outros destinos do Deserto Ocidental durante os meses mais frios do ano, de Outubro a Abril. As temperaturas podem variar entre os 35-45º C no Verão.